

Como Comecei no violão
Comecei meu contato com violão aos 9 anos de idade quando entrei em um curso de violão erudito promovido pela Secretaria de Cultura de Santos. Um curso de violão clássico de 10 anos de duração. Nesse curso aprendi a tocar várias músicas clássicas de autores como Heitor Villa Lobos, Isaias Sávio, Bach, Mozart, Francisco Tárrega,Dilermando Reis, Beethoven etc.
Meu professor chamava-se Francisco PUPO, um grande professor que me ensinou tudo que eu sei. Depois de 10 anos estudando violão clássico eu me formei e decidi estudar um pouco mais, um estilo chamado Fingerstyle. A partir dai me dediquei a criar arranjos em violão clássico e em violão fingerstyle tanto em partituras em clave de sol quanto em tablaturas.
Aos 17 anos de idade participei de um concurso de violão promovido pela W&K em que participaram vários violonistas da baixada Santista cerca de 150 violonistas de várias cidades (Santos,São Vicente, Guarujá,Cubatão,Mongaguá,Peruibe,Itanhaem,Praia Grande). Foram 3 dias de eliminatórias e consegui chegar na final desse concurso e ganhei em terceiro lugar. Em primeiro colocado ficou meu amigo Waldir que era da minha cidade e da mesma turma que eu no curso de violão clássico. Fiquei contente dele ter ganhado e eu ter ficado em terceiro. O concurso foi publicado em diário Oficial conforme foto abaixo.

A partir daí comecei a estudar e treinar cada vez mais até que um dia resolvi criar um canal no youtube para mostrar a minha paixão que é tocar violão para outras pessoas. Com equipamentos super precários e simples não desanimei e gravava com itens improvisados web cam (não tinha camera Digital) e nem microfone eu tinha. Eu usava o proprio microfone da web cam. Meu violão era ruim e era quebrado. Meu computador era super antigo e lento. Mesmo assim ficava feliz em gravar e mostrar as músicas que eu aprendia no violão para meus amigos. Aos poucos fui ganhando mais amigos que gostavam de ouvir eu tocar e também conheci pessoas que me ajudaram muito, como o Peter Jordan (Dono do Tv Cifras e Dono do Ei Nerd, DOno da Página Cifras - a maior página do Facebook). O Peter me doou uma quantia em dinheiro para eu comprar meu violão novo que tenho até hoje, pois não tinha condições de comprar um violão novo e meu violão estava num estado critico que o som já saia muito ruim. Sou muito grato ao que ele me fez e sempre vou ser e relembrar isso a todos. A partir dessa atitude do Peter eu mudei como pessoa e como músico.
Qual motivo de eu querer ser reconhecido como músico ?
A partir dessa atitude de Peter Jordan, vi no violão a possibilidade de fazer o bem para outras pessoas também. Comecei a usar todo conhecimento de tinha de violão para fazer o bem.
Coecei dando aulas de violão para crianças e adolescentes carentes de uma comunidade chamada Vila Margarida. Lá eu dava aulas de violão para cerca de 300 crianças e adolescentes carentes que não tinham condições de pagar uma escola de música. Eu consegui doar do meu bolso cerca de 6 violões e 1 guitarra para os alunos que não tinham condições de comprar. Foi emocionante ver a dedicação deles ao fazer diversas apresentações em conjunto conforme alguns videos abaixo.
Apresentação de meus alunos de violão no Festival de Música - CECOFEST 2014
Meus alunos de violão tocando em conjunto
A partir daí minha trajetória como músico teve a ideologia de usar meus conhecimentos sempre para fazer o bem. Passei a não aceitar mais convite de apresentações que não tivessem objetivo de fazer o bem. Qualquer apresentação que fazia eu só aceitava fazer se o custo da entrada fosse alimentos para doação. Recusei e ainda recuso vários shows que me convidam caso não tenham cunho beneficente. Eu decidi seguir o caminho da evolução como pessoa humana e não do aumento do ego, poder e fama. Passei a ignorar as panelinhas de elite rica de músicos para seguir um caminho que ao meu ver é mais simples, porem nobre espiritualmente falando. Fiz muitas apresentações em troca de alimentos para doações. e comecei a dar aulas voluntárias de violão em vários locais de minha cidade cuja mensalidade era 1 quilo de alimento para doar. Até hoje então sigo essa ideologia, uso meu violão como instrumento para fazer o bem para outros, motivar jovens e adultos que sonham em ser músicos mas nao tem condições financeiras e mostras o quanto eu sou grato a Deus por me dar esse 'Dom' que eu chamo de oportunidade de tocar para emocionar.
Se Meu objetivo futuramente é que eu consiga um maior reconhecimento como músico, para assim ter mais contatos com pessoas que possam me ajudar em minha caminhada de fazer o bem em uma escala maior ainda. Por isso se inscreva em meu canal e acompanhe meus videos toda quantia de dinheiro que ganho com o youtube eu uso para fazer doação de violão para quem algum jovem sem condições financeiras que sonha em ser músico ou para comunidades carentes que precisam de alimentos para dação. Nada é para meu bolso e nem para alimentar meu ego com fama ou status. Assim vou ser para sempre. Graças a Deus. Se inscreva em meu canal para fazer parte da minha caminhada. é só clicar aqui ➜ http://goo.gl/KnxsGt
Show em Praia Grande/SP em troca de alimentos para doação
Eu como Professor voluntário no Centro de Apoio a Pessoas com Cancer (Cenin - Santos/SP)
Eu como Professor voluntário em troca de alimentos para doação
Eu como Professor voluntário em troca de alimentos para doação
Eu tocando para os idosos do Asilo como voluntário
eu dando aula para crianças carentes de são vicente
Apresentação de meus alunos de violão no CRAS - VILA MARGARIDA









